Guimarães Jazz arranca esta semana!

Se não conseguir visualizar correctamente esta newsletter clique aqui.


O concerto inaugural do Guimarães Jazz 2010 constitui um momento de celebração da memória do vibrafonista Lionel Hampton, uma das grandes figuras da história do jazz.

Neste concerto propõe-se revisitar a atmosfera e a ambiência da música de Lionel Hampton através da reconstituição de uma orquestra, formato em que ele mais se notabilizou, reunindo um conjunto alargado de músicos, entre os quais se incluem nomes importantes do jazz actual como Red Holloway (saxofone tenor), Roberta Gambarini (voz), Jason Marsalis (vibrafone), Curtis Fuller (trombone), entre outros. Nascido a 20 de Abril de 1908, Lionel Hampton é um dos mais extraordinários músicos de jazz do século XX. A sua carreira contou com centenas de gravações, muitas das quais se encontram entre as melhores da história do jazz.


saber mais


Kenny Garrett é um saxofonista alto com um percurso singular e de grande notoriedade.

Com uma carreira que conta com quase três décadas, é detentor de uma discografia com mais de uma dezena de álbuns editados como líder e mais de duzentas gravações como sideman. Já actuou e gravou ao lado de grandes músicos, sendo que o nome mais marcante no seu percurso foi, sem dúvida, Miles Davis. Kenny Garrett tocou pela primeira vez com o lendário trompetista em 1986. Foi o início de uma jornada que durou cerca de cinco anos em que acompanhou Miles Davis até ao seu último sopro em 1991. Após a sua morte, Garrett formou o seu próprio quarteto “Kenny Garrett Quartet”. Foi nomeado para vários Grammy’s, tendo ganho, este ano, o Grammy de Melhor Álbum de Jazz Instrumental ao lado de Chick Corea com “Five Peace Band – Live”.


saber mais


"Saxophone Summit" é uma formação que reúne três dos maiores saxofonistas vivos da cena jazzística mundial: Joe Lovano, Dave Liebman e Ravi Coltrane.

Estamos perante músicos representativos de, simultaneamente, três gerações e três diferentes escolas e formas de abordagem do saxofone, algo que permite a exploração de contrastes e diferenças de sonoridade que coexistem num mesmo instrumento. O grupo formou-se nos finais da década de 90 com o intuito de celebrar e explorar as últimas obras de John Coltrane, não sendo, no entanto, considerado como uma mera banda de tributo, mas sim como um grupo de grandes músicos que mantêm a energia criativa do jazz dos anos 60. A formação inicial era composta por Dave Liebman, Joe Lovano e Michael Brecker - que faleceu em 2007-, sendo substituído por Ravi Coltrane, filho do lendário John Coltrane.


saber mais


Este ano será gravado o quinto concerto de um colectivo que se transforma, renova e altera a cada edição do Guimarães Jazz.

Pelo projecto TOAP/Guimarães Jazz já passaram, em diversas combinações, dezenas de músicos que representam o que de mais interessante se faz actualmente na esfera do jazz. Bernardo Sassetti, Dan Weiss, Pete Rende, Matt Pavolka, Bernardo Moreira, Ohad Talmor, João Moreira, Alexandre Frazão são apenas alguns dos músicos que acreditaram neste projecto que o Guimarães Jazz lançou à editora “Tone of a Pitch” há cinco anos. Este ano, o concerto conta com a actuação de André Fernandes, Mário Laginha, Julian Argüelles, Nelson Cascais e Marcos Cavaleiro.

Seguindo o modelo adoptado nos anos anteriores, no final do concerto do Projecto TOAP/Guimarães Jazz 2010 será lançado o CD “Guimarães Jazz/TOAP Colectivo Vol.4”, gravado em directo no concerto do festival do ano transacto, que contou com a participação de Ohad Talmor (saxofone), Bernardo Sassetti (piano), Demian Cabaud (contrabaixo) e Dan Weiss (bateria).


saber mais

Sem comentários:

Radio Vizela - 97.20FM