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:: Joint-venture junta Mundo Têxtil e indianos do grupo Trident
A maior fábrica de felpos da Europa faz aliança com concorrente indiano para reforçar posição no mercado internacional.
Margarida Cardoso (www.expresso.pt)
15:44 Terça-feira, 15 de Dez de 2009

O ditado popular "se não os podes vencer junta-te a eles" podia servir de mote à joint-venture que veio unir a Mundotêxtil - Industrias Têxteis, SA e a Abdhishek Industries LTD, do grupo indiano Trident, num processo de "associação e cooperação com o objectivo de dar uma completa e melhor resposta à evolução do mercado internacional".

Com 566 trabalhadores e vendas de 42,9 milhões de euros, a Mundotextil é a maior fábrica de toalhas de felpos e outros têxteis de casa de banho da Europa, respondendo por 25% do total das exportações portuguesas deste produto. O seu parceiro indiano responde por uma facturação de 300 milhões de euros, o que o coloca entre os maiores produtores de toalhas de felpo do mundo, com vendas em 60 países.

Juntos, os líderes dos atoalhados de felpo de Portugal e da Índia esperam ter a liderança do mercado mundial. "Em cinco anos, o objectivo é termos uma quota de 8% do mercado europeu de felpos, o que equivale a uns 100 milhões de euros", referiu ao Expresso Rogério Matos, administrador da Mundotêxtil.
Parceria comercial

"Nesta fase, a parceria tem apenas objectivos comerciais, pelo que a capacidade de produção instalada em Portugal será mantida", afirma Rogério Matos. O administrador salienta que o contributo da empresa portuguesa assenta, essencialmente, "na sua capacidade de inovação e design". Os indianos do grupo Trident integram, no entanto, duas das maiores fiações têxteis indianas e a maior fábrica mundial de produção de papel, além de unidades de produção de químicos e energia eléctrica.

Para a Mundotêxtil, o principal objectivo comercial está centrado na Europa, que representa 90% das suas exportações, enquanto os indianos têm o seu maior mercado nos Estados Unidos.

Com 97% das vendas no exterior, a Mundotêxtil cresceu, a partir de Vizela, com estruturas logísticas e entrepostos de distribuição nos principais mercados, acompanhando a evolução de clientes internacionais, desde as grandes superfícies a cadeias de retalho e "boutiques". Mais recentemente, a empresa alargou os seus investimentos à criação e lançamento de marcas próprias e licenciadas, designadamente a Blank, Bouchara e Centa-Star, na Europa, e Binaca, nos EUA.
fonte: expresso
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