in: ojogo

:: Vizela confirmado na II Divisão

O FC Vizela disputa na próxima época a II Divisão, depois de o Conselho de Justiça (CJ) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) ter hoje julgado improcedente os recursos interpostos pelo clube.

A Comissão Disciplinar (CD) da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) tinha anunciado a 09 de Junho a despromoção do Vizela, e também Gondomar, que já tinha descido desportivamente, na sequência do processo de corrupção desportiva Apito Dourado.

\"O CJ da FPF reuniu-se hoje e julgou improcedentes os recursos interpostos por Gondomar SC, José Luís da Silva Oliveira e Joaquim Manuel Moura de Castro Neves, bem como os recursos do FC Vizela e de Benjamim Rebelo de Castro, confirmando os acórdãos da CD da LPFP sobre estes casos\", lê-se num comunicado publicado pela FPF.

A CD puniu o Gondomar e o Vizela com a desclassificação por corrupção em seis e um jogo, respectivamente, na época 2003/2004, quando competiam na então II Divisão B.

O Gondomar, que já tinha descido por ter sido último classificado na Liga de Honra de 2008/2009, foi punido com desclassificação e 78.000 euros de multa, por ter sido provada corrupção activa em seis dos 22 jogos que estiveram em causa. Dois casos foram arquivados e em 14 apenas foi provada corrupção na forma tentada.

Já no caso do Vizela, desclassificado e multado em 5.000 euros, a prevaricação foi consumada num jogo com o Fafe, no qual o então vice-presidente do clube Benjamim Castro (suspenso por 2,5 anos e punido em 10.000 euros) corrompeu o árbitro Pedro Sanhudo, em troca de equipamento para uma associação à qual este pertencia.

A decisão da despromoção do Gondomar não têm consequências em termos desportivos, uma vez que o clube tinha ficado no último lugar da Liga de Honra, enquanto uma possível descida do Vizela, poderá trazer à Liga de Honra Penafiel e Carregado.

Pelos ilícitos do Gondomar, José Luís Oliveira (na altura presidente do clube) foi suspenso por nove anos e punido com 78.000 euros de multa, enquanto Joaquim Castro Neves (vogal da comissão de gestão) foi suspenso por seis anos e deve pagar 43.750 euros.
fonte: ojogo
--
Visitor Ip: 89.214.178.233

Sem comentários:

Radio Vizela - 97.20FM