Café Falado: Cinema | Concerto de Benoît Pioulard | Ópera D. Giovanni

Se não conseguir visualizar correctamente esta newsletter clique aqui.


Nesta terceira sessão do Café Falado dedicada à 7ª arte, propomos uma conversa em torno das imagens inesquecíveis do cinema.

Das infinitas imagens que o cinema noz traz, algumas permanecem de tal forma impressivas que, com frequência se sobrepõem aos filmes que integram. As estas imagens podemos chamar imagens inesquecíveis, mesmo quando não pertencem a filmes que justifiquem tal adjectivo. Esta sessão será orientada por Carlos Mesquita, do Cineclube de Guimarães. Sempre com data marcada à terça-feira, o Café Falado tem entrada livre e um convite implícito à participação da plateia.


saber mais


Cantor, compositor e multi-instrumentista, Benoît Pioulard (alter-ego de Thomas Meluch) é também fotógrafo e um dos mais talentosos autores norte-americanos da sua geração.

Com a assinatura Benoît Pioulard, identidade assumida aquando das suas primeiras composições, Thomas Meluch convoca e sobrepõe a imagem e o som, síntese filtrada por um olhar documental que, desde há alguns anos, o levou a ter por companhia um gravador, no qual regista todo e qualquer ruído envolvente. Em “Lasted”, o seu mais recente álbum, a fotografia confunde-se com a escrita. O detalhe que Benoît Pioulard nele deposita é quase obsessivo, convocando em exclusivo as responsabilidades pela produção, artwork e componente vídeo que acompanha cada um dos seus concertos.


saber mais


"D. Giovanni" é uma das obras mais famosas de Mozart e do repertório operático em geral.

Encomendada a Mozart depois do sucesso da ópera “As Bodas de Fígaro”, “D. Giovanni” foi igualmente bem recebida, sobretudo em Praga, aquando da sua estreia a 29 de Outubro de 1787. Apoiando-se em diversos textos já existentes, Lorenzo da Ponte elaborou grande parte do libreto de forma inteiramente original. A história baseia-se na lenda de Don Juan, um libertino sedutor que se satisfaz conquistando inúmeras mulheres e travando duelos com os seus comprometidos. Esta narração ficcional, cuja origem remonta ao século XIV, serviu de base, ao longo dos séculos e até aos nossos dias, a inúmeras adaptações literárias, teatrais e operáticas.


saber mais

Sem comentários:

Radio Vizela - 97.20FM