Café Falado | A Gaivota, encenação de Nuno Cardoso | Cecilia Zabala

Se não conseguir visualizar correctamente esta newsletter clique aqui.


Sempre com data marcada à terça-feira, a próxima sessão do Café Falado será dedicada à Literatura.

Orientado por António Ferreira, do programa Livros com RUM, este Café Falado tem como tema o "Diálogo poético entre cidades: Guimarães, Lisboa, Porto - A Centralidade de Guilherme de Faria" e contará com a presença de José Rui Teixeira, poeta, ensaísta, editor e estudioso. Guilherme de Faria nasceu em 1907, em Guimarães. Em 1919, mudou-se para Lisboa. Suicidou-se com apenas 21 anos. Foi poeta e editor, correspondeu-se e relacionou-se com os mais importantes poetas e artistas portugueses da década de 20 do século passado. Poeta de um passadismo nocturno, elegíaco e doce que só se realiza em diálogo com a morte redentora, Guilherme de Faria acabou por ser esquecido, devido à sua morte tão prematura, às especificidades quase anacrónicas da sua poesia e à proximidade ideológica ao Integralismo Lusitano.

PRÓXIMAS SESSÕES DO CAFÉ FALADO

Terça-feira, 19 Outubro
Temática:
BD & Ilustração

Terça-feira, 26 Outubro
Temática:
Música


saber mais


Após a estreia no Teatro Nacional São João, "A Gaivota", de Anton Tchékhov, encenada por Nuno Cardoso, sobe ao palco do Centro Cultural Vila Flor.

Depois de “Platonov”, criação de 2008 considerada pelo jornal Público como Melhor Espectáculo do Ano e merecedora de uma Menção Especial da Associação Portuguesa de Críticos de Teatro, e antes de “Três Irmãs”, projecto a desenvolver em 2011, “A Gaivota” é o segundo passo de uma estruturante viagem empreendida pelo encenador Nuno Cardoso aos textos fundamentais de Tchékhov. Aproveitando um texto matricial da discussão meta-teatral, uma espécie de espelho vertiginoso onde o Teatro se serve de si próprio para ensaiar uma reflexão sobre o paralelo entre vida e criação, Nuno Cardoso rodeia-se da sua equipa habitual para continuar a desenvolver um método orgânico de encenação, resultante do entendimento dramatúrgico que se constrói com o corpo.


saber mais


Cecilia Zabala cruza estilos tão diferentes como o folclore argentino, a música contemporânea, o jazz, o tango e a música brasileira.

Cantora e compositora argentina, Cecilia Zabala tem participado de forma activa na cena musical de Buenos Aires com inúmeros concertos enquanto intérprete e compositora, quer a solo, quer noutras formações. Em 2007, editou o seu primeiro trabalho discográfico a solo, intitulado “Aguaribay”, composto por músicas originais e versões de clássicos argentinos para guitarra e voz. Com este álbum, Cecilia Zabala deu uma série de concertos na Europa. Em 2008, foi convidada a integrar o “International Guitar Night”, um projecto liderado pelo guitarrista e compositor californiano Brian Gore que percorreu os EUA, o Canadá e a Europa. No Café Concerto do CCVF, Cecilia Zabala apresenta-se a solo, num concerto intimista que promete combinar sensibilidade e expressão com técnica e intuição.


saber mais

Sem comentários:

Radio Vizela - 97.20FM