18ª edição do Guimarães Jazz arranca esta quinta-feira
Se não conseguir visualizar correctamente esta newsletter clique aqui.
A 18ª edição do Guimarães Jazz arranca esta quinta-feira com o concerto "Kind Of Blue @ 50" que celebra o 50º aniversário do lançamento original do importantíssimo disco de Miles Davis.
Em homenagem a este acontecimento, o famoso baterista Jimmy Cobb, único elemento ainda vivo da formação original da gravação, decidiu recordar a edição do disco, realizando uma série de concertos com uma formação que conta com a colaboração de Wallace Roney, Javon Jackson, Vincent Herring, Larry Willis e Buster Williams.
Aos 91 anos, Hank Jones é uma lenda viva do jazz. A sua carreira é feita de sete décadas como pianista e compositor com centenas de discos gravados.
O mundo confirma-o como um dos últimos sobreviventes daquele núcleo de músicos excepcionais que ajudaram a consolidar o jazz em todas as partes do planeta. Para além de muitos outros prémios e homenagens, recebeu o título de Master of Jazz, atribuído pelo National Endowment for The Arts - um prémio que consagra a sua dedicação e paixão por esta música. Neste concerto, Hank Jones sobe ao palco acompanhado por dois intérpretes de excepção: George Mraz e Willie Jones III.
Branford Marsalis é actualmente um dos mais prestigiados saxofonistas da cena jazzística mundial. Três vezes galardoado com um Grammy, tem desenvolvido a sua carreira como instrumentista de excepção e compositor dotado.
Branford Marsalis Quartet é um dos grupos mais poderosos e inventivos do jazz actual. Este grupo trabalha a improvisação como um bloco de sonoridades, retirando ideias de todos os géneros de música. Este conjunto de instrumentistas está junto há muitos anos e é capaz de criar, em simultâneo, formas antagónicas de estruturação musical que nalguns momentos surgem extremamente enérgicas, noutros intensamente melódicos.
O projecto TOAP/Guimarães Jazz prossegue este ano com mais um concerto único que envolve músicos portugueses e estrangeiros, concebido para ser registado e posteriormente editado.
Neste projecto estão associados quatro importantes músicos (Ohad Talmor, Bernardo Sassetti, Demian Cabaud e Dan Weiss) que vão trocar experiências e construir, a partir desse momento de partilha, uma música capaz de exprimir o imenso processo de interacção fomentado por este encontro. O concerto deste ano do Projecto TOAP/Guimarães Jazz é marcado pelo lançamento do CD “Guimarães Jazz/TOAP Colectivo Vol.3” gravado em directo no concerto do Festival do ano transacto.
Sem comentários:
Enviar um comentário