Inquérito aos trabalhadores revela que metadedos serviços de Finanças do Distrito têm problemas
00h30m
PEDRO ANTUNES PEREIRA
Metade dos serviços de finanças do Distrito de Braga não tem condições nem para os funcionários nem para os utentes. Esta é uma das conclusões de um inquérito do Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos.
As repartições de finanças de Vizela e Póvoa de Lanhoso são as que apresentam piores condições: as secções dispersas por vários pisos, sem que existam elevadores. Segundo Paulo Ralha, do Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos, que em Maio e Julho deste ano inquiriu os 2000 funcionários do distrito, há ainda \"em 47% dos serviços problemas de infiltrações provocados por roturas nos canos ou por águas pluviais\".
Os dados apurados revelam ainda que em 75% das 19 repartições não existem casas de banho para os contribuintes, \"em particular nas cidades de maior afluência como Barcelos, Braga, Famalicão e Guimarães\".
O sindicato diz ainda que em oito locais não funciona ou é inexistente qualquer sistema de climatização, assumindo particular destaque Braga, Guimarães e Famalicão, que \"no ano passado possuíam equipamentos de ar condicionado a funcionar e, este ano, deixaram de estar operacionais\". Paulo Ralha chama ainda a atenção para a questão dos equipamentos informáticos e de cópia. A situação mais grave está na Loja do Cidadão, em Braga, onde os funcionários se encontram a operar com material informático ultrapassado e sem fotocopiadora.
Em termos de pessoal, os casos mais preocupantes estão localizados em Amares e Vieira do Minho onde apenas três elementos dão conta de todo o trabalho.
Os principais constrangimentos identificados pelos funcionários situam-se ao nível do mobiliário com queixas relacionadas com a iluminação (mal direccionada e insuficiente), com os vínculos laborais e com as questões de ergonomia (posturas incorrectas).
Com as recomendações sobre a gripe A já em curso, Ralha lamenta que \"nenhum funcionário tenha recebido formação para lidar com a situação e nem que nenhum serviço de finanças possua líquido desinfectante para as mãos, luvas ou máscaras para disponibilizar aos funcionários\".
fonte: JN
--
Visitor Ip: 95.69.56.42
Sem comentários:
Enviar um comentário