Tarifa da água aumenta em duas fases

O ministro do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional, Francisco Nunes Correia, deu indicações à empresa Águas do Ave para escalonar em duas fases o aumento tarifário inicialmente previsto para 2008, evitando assim um aumento brusco de perto de 15 por cento.

A decisão, que consta de um comunicado do gabinete de Nunes Correia, foi já comunicada às associações industriais da região e visa "evitar as consequências socioeconómicas potencialmente gravosas daquele aumento".

De acordo com o gabinete ministerial, o aumento será feito em duas fases, considerando primeiro apenas metade do valor, reportado a um de Agosto de 2008, e diferindo a segunda metade do aumento para um de Julho de 2009, sem prejuízo do ajustamento tarifário em 2009 resultante da inflação.

A Águas do Ave é a concessionária do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Vale do Ave, contando com capital social detido pela Águas de Portugal (51%) e pela Associação de Municípios do Vale do Ave.

O sistema de saneamento de águas residuais abrange actualmente, em alta, os municípios de Amarante, Amares, Cabeceira de Basto, Celorico de Basto, Esposende, Fafe, Felgueiras, Guimarães, Lousada, Mondim de Basto, Póvoa do Lanhoso, Póvoa de Varzim, Santo Tirso, Terras de Bouro. Trofa, Vieira do Minho, Vila do Conde, Vila Nova de Famalicão, Vila Verde e Vizela, servindo actualmente 178 591 alojamentos, bem como diversas indústrias. O sistema inclui 300 km de interceptores e emissários, 44 estações elevatórias e 61 estações de tratamento de águas residuais, tendo recolhido 6,5 milhões de m3 de águas residuais urbanas e industriais em 2007.

joaquim forte in jn

Sem comentários:

Radio Vizela - 97.20FM