Rede também roubava carros no estrangeiro

A GNR de Guimarães recuperou 12 viaturas roubadas em Portugal e no estrangeiro. Cinco já estavam desmanteladas. Os carros eram furtados e roubados por encomenda e recebiam documentos e matrículas de viaturas acidentadas.

No âmbito da operação "Alta Cilindrada", que contou com várias buscas a oficinas, realizadas entre os dias 27 e 30 de Setembro, três pessoas - um mecânico e dois com profissão desconhecida, entre os 30 e os 50 anos - foram constituídas arguidas. Alegadamente pertencem ou estão ligadas a um grupo que se dedica ao roubo e desmantelamento de viaturas. Duas delas foram surpreendidas pela GNR numa garagem em Abação a carregar componentes de viaturas roubadas.

Ontem à tarde, a GNR prosseguia as investigações para determinar a origem dos veículos, das marcas BMW e Audi, tendo apurado que pelo menos quatro tinham sido roubados em França, um em Espanha e os restantes em Portugal, de Norte a Sul do país.

Das viaturas recuperadas pela GNR, duas já tinham sido adulteradas. Além das doze viaturas de gama alta, foram ainda apreendidos 15 motores 12 carrocerias, 10 centralinas e centenas de componentes, durante as buscas realizadas a oficinas e armazéns localizados em Abação, Nespereira, Ponte, Polvoreira e Vizela.

Segundo conseguimos apurar, os suspeitos compravam viaturas acidentadas, a partir das quais faziam encomendas de furtos de carros com as mesmas características, aos quais trocavam as chapas de chassi e matrículas de origem pelas dos veículos acidentados. Os carros eram depois postos de novo em circulação, mas com nova "identidade".

O comandante do destacamento da GNR, tenente Amado, referiu ao JN que esta operação, envolvendo 30 militares, se encontra ainda "numa fase muito embrionária, iremos passar para fase de inquérito e contamos desenvolvê-la", realçando "o esforço dos militares da GNR, através de acções de patrulhamento, vigilância e fiscalização, determinante para o sucesso desta operação". Aquele responsável frisou ainda a "eficácia" da acção da GNR no combate ao crime. "A população já se apercebeu do empenho da GNR, quer seja de dia, quer seja de noite", acrescentou.

O comandante disse ainda que "há várias pessoas lesadas que através deste trabalho irão saber que destino foi dado aos seus carros", prometendo fazer a entrega aos legítimos proprietários "assim que possível".


liliana costa in jn


Sem comentários:

Radio Vizela - 97.20FM