O mês de Julho foi negro nos números do desemprego. A situação do distrito de Braga piorou ao sétimo mês em relação a Junho: há mais 534 pessoas inscritas no centro de emprego do que no mês anterior, atingindo assim as 38.946 pessoas.
No entanto, se comparado com igual período do ano passado, verifica-se que há menos 3% de desempregados. Os dados são retirados do habitual boletim mensal disponibilizado pelo Governo Civil de Braga.
Para o aumento desta situação negativa contribuíram os concelhos de Amares, Barcelos, Braga, Esposende, Fafe, Guimarães, Vila Verde, Famalicão e Vizela, sendo que as piores indicações surgiram em Barcelos (com mais 137), Vila Verde (mais 128) e Guimarães (com mais 121).
Em posição inversa estão os concelhos de Cabeceiras e Celorico de Basto, Terras de Bouro, Póvoa de Lanhoso e Vieira do Minho, mas que, todos juntos, não chegaram para cobrir os números de Guimarães, por exemplo.
No entanto, se a comparação for feita levando em atenção o ano passado, verifica-se que são os concelhos de Celorico de Basto, Vila Verde e Amares que registaram mais gente desempregada e os concelhos de Guimarães, Vila Nova de Famalicão e Vizela têm percentagens muito inferiores do que em Julho de 2007.
Segundo o mesmo documento, as ofertas de emprego registaram uma subida comparativamente ao mês anterior, no entanto, relativamente ao mesmo período do ano transacto, representam menos 106 ofertas. Já em termos de colocações realizadas pelos centros de emprego do Distrito houve um aumento de 324 para 404, este mês.
PEDRO ANTUNES PEREIRA in  JN
Sem comentários:
Enviar um comentário