Festivais Gil Vicente começam esta quinta-feira

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A edição de 2011 dos Festivais Gil Vicente arranca esta quinta-feira com a mais recente encenação de Nuno Cardoso, "As Três Irmãs", de Anton Tchékhov.

Depois de “Platonov” (2008) e de “A Gaivota” (2010), o encenador Nuno Cardoso encerra a sua trilogia tchekhoviana com “As Três Irmãs”. Olga, Macha e Irina vivem um quotidiano banal e frustre numa pequena cidade dos confins da Rússia enquanto sonham com o regresso à Moscovo natal. Nestes tempos de crise, quando a nostalgia daquele momento em que “éramos felizes e não sabíamos” – repetindo a formulação de Pessoa – paira como uma ameaça, importa saber onde fica a nossa Moscovo, importa compreender porque é que o sonho não se torna motor de futuro. Metáfora do sonho destruído pelo tempo que passa, “As Três Irmãs” reúne um elenco excepcional, um conjunto de actores experientes e uma espécie de liberdade que apenas o desejo de Teatro pode trazer consigo.


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Nova encenação de João Garcia Miguel, "O Filho da Europa" é baseado no texto "Kaspar", do escritor austríaco Peter Handke.

Segundo as palavras do próprio Peter Handke, a peça não apresenta Kaspar como ele é ou como ele era verdadeiramente. Revela o que é possível fazer com alguém. Mostra como falando se pode forçar alguém a falar. Esta é a primeira informação que Peter Handke nos dá acerca da sua ideia para a peça e João Garcia Miguel aproveitou-a, desde logo, para criar um espaço cénico tridimensional de ampliação e visualização dos ritmos e impulsos visuais e sonoros que o actor produz. O espaço onde decorre a peça funciona como um dispositivo de vigilância onde, adicionalmente, o olhar do público é integrado e emergido no espectáculo.


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A companhia francesa Théâtre de la Mezzanine regressa ao CCVF para apresentar "Dido e Eneias", uma adaptação da ópera de Henry Purcell.

Conhecida pelos seus espectáculos oníricos e excêntricos, de grande impacto visual, a companhia Théâtre de La Mezzanine traz até aos Festivais Gil Vicente a sua visão contemporânea de “Dido e Eneias”, uma das mais célebres óperas barrocas do famoso compositor britânico Henry Purcell. Em palco, encontramos um lago cheio de água, onde flutuam os restos de uma fábrica abandonada: um espaço misterioso sobre o qual se estende um conjunto de tubagens enferrujadas e uma plataforma onde está colocada a orquestra do espectáculo. Através deste cenário original e fantasioso, o encenador Denis Chabroullet transporta-nos para o subsolo de Cartago, onde Dido e Eneias vivem uma paixão assombrada por um destino trágico.


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Na primeira sessão do Café Falado (31 Maio) dedicada aos Festivais Gil Vicente, discute-se a importância do criador estabelecer uma relação de privilégio com um determinado espaço, para desenvolvimento mais profundo do seu trabalho e sua respectiva apresentação. Que resultados daí advêm e que impacto se retira quer para o criador, quer para o espaço de acolhimento.

Num tempo de mudanças profundas, o teatro assume-se como linguagem de resistência à possível diluição da arte enquanto matéria de unidade de um povo. A vida projectada no palco e a perspectiva que a partir dessa projecção se renova, são pensamentos em reflexão aberta para a segunda sessão do Café Falado (07 Junho) englobada nos Festivais Gil Vicente.

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Orientado por Maria Antónia Oliveira e Nelson Guerreiro, este seminário irá explorar as noções de biografia, autobiografia e autoficção, bem como a história e as polémicas do género.

Serão discutidas as relações arte/vida, biógrafo/biografado e ficção/biografia enquanto narrativa factual. Haverá ainda lugar ao estabelecimento de ligações entre as temáticas abordadas e o espectáculo “A Philosophia do Gabiru”, a partir do universo literário de Raul Brandão.
Públicos-alvo artistas, estudantes de artes, literatura e ciências sociais e humanas, jornalistas, candidatos a biógrafo e todos os interessados nas temáticas do seminário, Maiores de 16 anos Lotação 25 pessoas Data limite de inscrição 03 de Junho Inscrição gratuita (sujeita ao pagamento de uma caução no valor de 25 eur que será devolvida no início do seminário)
As inscrições poderão ser efectuadas no Centro Cultural Vila Flor ou no site www.ccvf.pt através do preenchimento do formulário disponível online. Para aceder ao formulário, clique aqui.

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